à medida que a análise de segurança de rede se mostra eficiente, a detecção e resposta de rede evolui

à medida que a análise de segurança de rede se mostra eficiente, a detecção e resposta de rede evolui

Embora alguns possam criticar a ideia de incorporar mais uma ferramenta de segurança, as soluções de detecção e resposta de rede (NDR) não são apenas incrivelmente precisas na identificação de ameaças difíceis de descobrir, mas também está preparado para reforçar os pontos fracos das tecnologias de segurança atuais usadas pela empresa.

Na prática, o mercado de ferramentas de detecção e resposta de rede está ganhando força à medida que se mostram eficazes contra as ameaças de segurança cibernética mais recentes e desafiadoras.

A evolução das ferramentas de detecção e resposta de rede faz a diferença na performance e garantia da segurança de TI das empresas

A razão pela qual os dados de captura de pacote são tão considerados estratégicos na gestão da rede é porque as ameaças emergentes são projetadas para escapar das ferramentas de segurança tradicionalmente usadas para identificar comportamentos suspeitos que indicam um comprometimento ou violação da infraestrutura.

Isso inclui tecnologias como rede / firewall e logs de servidor, software de detecção e resposta de endpoint (EDR) e ferramentas de segurança tradicionais, como sistemas de prevenção de intrusão e sistemas SIEM que centralizam a visibilidade da segurança.

O problema com os mecanismos de detecção tradicional é o fato de que os invasores estão se tornando cada vez mais eficientes em evitar ou desabilitar esses tipos de ferramentas

Os cibercriminosos entendem que os sistemas de nível empresarial terão as soluções tradicionais habilitadas, bem como o software EDR instalado. Assim, eles tentarão contornar um ou mais desses mecanismos de segurança ao realizar o comprometimento inicial de uma arquitetura de rede. Uma vez dentro, eles têm muito mais flexibilidade, já que a maioria das ferramentas de segurança se concentra em ameaças externas em vez de internas.

O uso das ferramentas de detecção e resposta de rede, por outro lado, não podem ser facilmente evitadas. Na verdade, os invasores provavelmente não terão ideia de que uma ferramenta de análise de tráfego de rede está observando suas atividades, pois esse tipo de análise e monitoramento de segurança de rede é totalmente passivo.

Além disso, algumas das plataformas de detecção e resposta de rede mais extensas do mercado permitem a descriptografia de pacotes criptografados para obter visibilidade total da rede, de forma que os invasores não possam ocultar suas ameaças.

A outra diferença é que a ferramenta de análise de tráfego de rede monitora todo o tráfego, portanto, os dispositivos internos comprometidos têm maior probabilidade de serem detectados logo após a mudança de comportamento do tráfego de rede.

Também não pode ser subestimado que a maior fonte de tráfego em qualquer infraestrutura corporativa são os pacotes brutos que fluem de um dispositivo para outro

Esse é outro motivo pelo qual as ferramentas de detecção e resposta de rede estão se tornando tão populares entre os profissionais de segurança de rede. Além de detectar e corrigir ameaças, as ferramentas de análise de tráfego de rede podem coletar e armazenar dados completos de captura de pacote.

Esses dados de pacote são extremamente importantes para fins de análise forense digital. Uma ferramenta de detecção e resposta de rede elimina a necessidade de coletar dados de captura de pacote por meio de outros métodos. Portanto, esta é simplesmente uma tarefa menos forense com a qual uma equipe de segurança precisa se preocupar.

Ferramentas de detecção e resposta de rede na prática: eficiência e resposta ativa

As ferramentas de detecção e resposta de rede geralmente podem ser implantadas em qualquer arquitetura de rede, incluindo redes privadas e centros de dados, nuvens públicas e ambientes híbridos.

Sem uma ferramenta de detecção e resposta de rede implantada em sua rede corporativa, o potencial de comprometimentos e violações não detectados é um risco contínuo.

Na prática, a justificativa na adoção de uma plataforma de detecção e resposta de rede é simples: a evolução dos métodos de ataque justifica o uso de plataformas de detecção de segurança cibernética que não podem ser contornadas por cibercriminosos.

Além disso, a oportunidade de uso colaborativo entre equipes de uma perspectiva de eficiência e resposta ativa também pode ajudar a manter uma rede saudável, enquanto economiza custos enormes por meio da consolidação de ferramentas.

Sobre a PROSOLTI

A PROSOLTI Telecomunicações e Informática ltda é uma empresa do ramo de comércio e serviços em Tecnologia da Informação. Foi fundada em 28 de dezembro de 2010 e tem sua sede administrativa em Manaus, Amazonas.

Nossa missão é atender com excelência e oferecer as melhores soluções em TI, produtos e serviços de alta qualidade, agregando um alto valor ao negócio dos nossos clientes.